
O projeto Brazilian Renderers, uma parceria entre a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), aproveitou sua presença na Etiópia para realizar um encontro estratégico com a Africa Agribusiness Academy (AAA). A reunião, ocorrida em 29 de outubro, na Embaixada do Brasil em Adis Abeba, faz parte da Missão que acompanha a participação do setor na Africa Livestock Exhibition & Congress (ALEC) & Ethio Poultry Expo (Ethiopex), o maior evento internacional de avicultura do país.
O diálogo foi articulado pela Embaixada do Brasil para maximizar as oportunidades de negócios no mercado africano. O encontro contou com o apoio e a participação da diretora do Departamento de Promoção do Agronegócio (DPA), Ângela Peres, e da adida agrícola na Etiópia, Fabiana Villa Alves, e reuniu empresas brasileiras exportadoras do setor de reciclagem animal com a liderança da academia africana. A comitiva do rendering brasileiro foi recebida por Elias Geneti, Presidente Nacional da Africa Agribusiness Academy – Etiópia, entre outros dirigentes.

A reunião também serviu como uma plataforma para o Brazilian Renderers apresentar o alto padrão de qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade dos produtos da reciclagem animal brasileira. O intercâmbio foi crucial: ao reunir, na mesma sala, exportadores brasileiros com clientes finais locais, com apoio diplomático da Embaixada, o encontro reforçou a relevância da Etiópia como um destino estratégico para o setor.
Essa troca permitiu às empresas participantes do Projeto identificassem as necessidades que pudessem orientar a inserção comercial dos produtos de rendering brasileiros, oferecendo insumos essenciais para a formulação de rações de alta performance e o consequente aumento da produtividade local e da segurança alimentar. O estreitamento das relações com a Africa Agribusiness Academy consolida o Brasil como fornecedor confiável e parceiro no desenvolvimento do agronegócio africano.
.
Africa Agribusiness Academy: porta de entrada estratégica

A Africa Agribusiness Academy (AAA) é uma rede fundamental para o agronegócio da África Oriental. A Academia atua como uma plataforma que conecta pequenos e médios empreendedores (PMEs) em países como Etiópia, Quênia, Uganda, Ruanda, Tanzânia e Malaui. Seu foco é o desenvolvimento de capacidades, oferecendo treinamento, coaching de negócios e facilitando networking e parcerias de investimento nas cadeias de valor.
Ao focar em áreas como Logística de Cadeia Fria, Pecuária Leiteira e Processamento e Máquinas e Insumos Agrícolas, a AAA representa os principais clientes finais e agentes de transformação que dependem de insumos de alta qualidade para crescer. A conexão com a Academia é, portanto, uma rota direta para o Brazilian Renderers acessar os players que estão modernizando a produção de proteína animal na região e que demandam farinhas e gorduras para rações.

Brazilian Renderers
Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem em parceria o projeto Brazilian Renderers, com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal — farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos — como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção — e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com.
Sobre a ABRA
A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações direcionadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: apexbrasil.com.br.
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094








