
A equipe ABRA acompanhou reunião organizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), no âmbito da Coalizão Empresarial para Facilitação de Comércio e Barreiras (CFB). No encontro da última semana (3), o grupo falou sobre a conclusão do Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA).
Composta por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein, a EFTA firmou com o Mercosul um tratado que cria uma zona de livre comércio com quase 300 milhões de pessoas e um PIB combinado de mais de US$ 4,3 trilhões. O acordo prevê acesso preferencial para mais de 97% das exportações, ampliando oportunidades para empresas brasileiras e fortalecendo a presença do país no mercado europeu.
A reunião também tratou de barreiras regulatórias, infraestrutura e políticas públicas para impulsionar a competitividade das exportações nacionais. Participaram representantes dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), das Relações Exteriores (MRE) e da Agricultura e Pecuária (MAPA).
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094
Com informações da Agência GOV








