Na última semana (18), a ABRA acompanhou videoconferência da World Renderers Organization (WRO), presidida por Lucas Cypriano. No encontro, a WRO realizou uma apresentação a membros da Comissão Científica do Código da Saúde dos Animais Terrestres da da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), solicitada pelo Grupo de Trabalho da WRO, a respeito das alterações propostas pela Comissão aos capítulos que estabelecem as recomendações internacionais para combate à Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) do Código de Animais Terrestres.
Na reunião, a WRO apresentou um documento à OIE, explicando como as mudanças propostas pela Comissão de Padrões de Saúde de Animais Terrestres (OIE TAHSC) no capítulo 11.4 e 1.8 no relatório de Setembro de 2021 poderão prejudicar, de maneira muito aguda, o comércio internacional de farinhas proteicas que contenham bovinos em sua composição.
A Comissão se reunirá em fevereiro, e deverá apresentar a proposta final de texto em março – o texto final deverá ser votado na 89ª Seção Geral da OIE, em maio.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094