A ABRA acompanhou, na última quinta-feira (02), o webinar “Oportunidades para produtos pet na África do Sul”, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).
O evento apresentou dados sobre as trocas comerciais do Brasil com o país africano e também estatísticas detalhadas sobre os produtos da cadeia pet.
Em sua apresentação, Thiago Gusman, analista da Apex-Brasil, destacou que em 2022 o valor das vendas de alimentos para cães e gatos na África do Sul foi de US$ 456,2 milhões – um aumento de 7% em relação ao ano anterior. Para os próximos cinco anos, a projeção gira em torno de um acréscimo de em média de 3,6% ao ano. E alertou para oportunidades para o setor pet: a venda de ingredientes para ração está entre os principais produtos importados nesse nicho do agronegócio.
A participação nas importações de pet food do Brasil ainda é tímida. Porém, há perspectivas de crescimento do setor que justificam a busca e identificação de parceiros estratégicos, pautadas especialmente pelo estilo de vida e comportamento social, que aponta para a adoção e acolhida responsável de pets como verdadeiros integrantes de suas famílias.