A ABRA esteve presente no seminário As Externalidades da Política Nacional de Biodiesel: Desafios e Expectativas do Setor, realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília (22). O evento foi promovido pela Frente Parlamentar Mista do Biodiesel.
O seminário foi oportunidade para expor a importância do setor de biodiesel brasileiro e os desafios enfrentados ao longo dos últimos anos. Quatro painéis foram apresentados por parlamentares que integram a Frente e demais entidades do setor.
O primeiro painel apresentou a importância da previsibilidade da Política Nacional do Biodiesel para a geração de empregos, PIB e os impactos na agricultura familiar. Em seguida, entrou em pauta o meio ambiente nas grandes cidades, explicando o papel do biodiesel na redução de gases de efeito estufa e no cumprimento de metas de descarbonização. A Frente também defendeu a qualidade do biodiesel produzido em território nacional e apresentou as medidas necessárias para tornar possível a rastreabilidade do produto até o consumidor final.
A ABRA, representada pelo presidente-Executivo, Decio Coutinho, participou ativamente dos debates, especialmente do terceiro painel: a contribuição do biodiesel para a produção de proteína animal. Oportunidade de falar sobre o setor de reciclagem animal e se posicionar a favor de iniciativas de expansão da política de mistura.
Por fim, os palestrantes falaram sobre a correlação intrínseca entre a produção o biodiesel e os impactos na redução do preço da proteína animal ao consumidor final. Além da ABRA, estiverem presentes empresas, entidades e associações ligadas ao setor de biodiesel, além de integrantes da equipe de transição do novo governo, que previamente manifestou apoio à retomada da mistura para o próximo ano.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094