
O setor de reciclagem animal brasileiro atingiu um novo patamar de articulação comercial no continente africano. O projeto Brazilian Renderers, uma parceria entre a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), realizou o Business Connection South Africa, em Joanesburgo, no dia 04 de novembro. O encontro marcou uma ofensiva estratégica para consolidar e expandir a participação do setor no continente africano.
A rodada de negócios contou com o apoio diplomático e a presença do Embaixador do Brasil na África do Sul, Lesoto e Maurício, Benedicto Fonseca Filho, além do Chefe do Escritório de Promoção Comercial da Embaixada do Brasil na África do Sul, Bruno Leite, e do Adido Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil na África do Sul, Carlos Muller – respaldo que foi indispensável para construir as pontes necessárias à consolidação de mercados exigentes.
Abrindo a agenda de negócios, o Brazilian Renderers apresentou um vídeo institucional do setor, destacando a excelência, o volume de produção, o papel sustentável e o potencial de personalização dos produtos de origem animal fabricados pelo Brasil, reforçando a posição do país como fornecedor confiável e qualificado.
O encontro comercial entre as empresas brasileiras e compradores locais contou com empresas associadas participantes do Projeto, que estiveram representadas pessoalmente: Marcelo Klein, da FASA by Darling; Laís Pietro, da Minerva Foods; e Ramzy Semaan, da MBRF, levaram a melhor imagem do setor, em apresentações fundamentais para a construção de um relacionamento de confiança no mercado sul-africano.
A realização do encontro na África do Sul não foi por acaso: a nação atua como uma porta de entrada crucial para a expansão de negócios em todo o continente, um mercado prioritário para as commodities usadas na nutrição de alta performance e na crescente demanda por biocombustíveis. A atuação do Brazilian Rendereres neste hub comercial visa garantir que o alto padrão da produção brasileira se estabeleça como diferencial em um mercado competitivo, gerando novos volumes de exportação.
Repercussão no portal do MAPA
A ação do Brazilian Renderers ganhou espaço no portal do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). O texto destaca a Missão Comercial do setor pela Turquia e África do Sul – em ambos países, as agendas ocorreram entre 04 e 07 de novembro e incluíram encontros setoriais e rodadas de negócios com empresas locais.
Segundo o MAPA, “a missão reforça o papel da reciclagem animal como vetor de eficiência no uso de matérias-primas, inovação tecnológica e conformidade regulatória, além de estreitar laços comerciais e institucionais com parceiros estratégicos na África e na Eurásia.” Confira na íntegra.

Brazilian Renderers
Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem em parceria o projeto Brazilian Renderers, com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal — farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos — como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção — e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com.
Sobre a ABRA
A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações direcionadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: apexbrasil.com.br.
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094


















