Em Dhaka, a diplomacia brasileira abriu espaço para um diálogo direto entre o setor de reciclagem animal do Brasil e o mercado bangladês. Em um jantar de negócios organizado pela Embaixada do Brasil, no dia 21 de novembro, o Embaixador Paulo Feres reuniu autoridades e representantes da cadeia de proteína animal para discutir oportunidades de comércio e aproximar interesses estratégicos dos dois países.

Reunindo representantes do governo bangladês, empresários locais e empresas brasileiras participantes do Projeto Brazilian Renderers, uma parceria entre a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o jantar criou um ambiente de trabalho estruturado para discutir potenciais parcerias comerciais, esclarecer requisitos e compartilhar perspectivas de crescimento para o setor no país.

A programação foi conduzida de forma direta e estratégica. Um vídeo institucional apresentou o panorama da reciclagem animal no Brasil, contextualizando padrões de qualidade, sistemas de controle e a relevância dos ingredientes derivados do rendering para a eficiência da cadeia produtiva. Na sequência, representantes das empresas brasileiras detalharam seus portfólios, explicando aplicações, especificações e diferenciais competitivos dos produtos.

Além das interações comerciais, o encontro permitiu que as empresas brasileiras compreendessem melhor as demandas da indústria bangladêsa, que passa por um momento de modernização e tem intensificado investimentos em tecnologia, nutrição e processos produtivos. O diálogo direto facilitou a identificação de oportunidades específicas, inclusive em nichos como aquicultura e avicultura, setores em que Bangladesh tem registrado crescimento acelerado.

.

Diplomacia em ação: o papel da Embaixada do Brasil em Bangladesh

A realização do jantar de negócios reforçou o papel estratégico da Embaixada na construção de pontes entre o rendering brasileiro e mercados emergentes. A articulação do Embaixador Paulo Feres e do adido agrícola no país, Silvio Testaseca, foi decisiva para aproximar interlocutores de alto nível, abrir portas para negociações futuras e posicionar o setor de reciclagem animal como um parceiro confiável e tecnicamente preparado.

 

Brazilian Renderers
Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem em parceria o projeto Brazilian Renderers, com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal — farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos — como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção — e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com.


Sobre a ABRA
A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br.


Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações direcionadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: apexbrasil.com.br.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.