Skip to main content

A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA), esteve apoiando institucionalmente mais uma ação do “Rios+Limpos”, um programa do Governo Federal desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente. Desta vez, o mutirão de limpeza ocorreu em Macapá-AP, onde mais de 1,3 toneladas de lixo descartado irregularmente foram retiradas das margens do Rio Amazonas e do canal do bairro Pedrinhas.

A iniciativa busca a melhoria da gestão de efluentes e saneamento básico nas cidades brasileiras. A coleta foi realizada em quatro quilômetros por aproximadamente 100 pessoas que participaram da ação de forma voluntária, como é o caso da voluntária do movimento Lixo Zero no Amapá, Lilian Medeiros que esteve dando suporte na separação e pesagem do lixo recolhido, ela entende que ações como essas precisam ocorrer com frequência.” Esta ação deveria ocorrer mais vezes, porque esse é o nosso maior rio do mundo, que está em frente da nossa cidade. E esse é um pontapé inicial para que possa acontecer mais vezes, pois, limpar a orla do rio e conscientizar as pessoas é necessário, e esta ação aqui realmente vai trazer essa consciência, finalizou.

Todo o material foi pesado e separado entre recicláveis e não recicláveis. Os objetos que podem ser reutilizados foram enviados para cooperativas de catadores e o restante para o Aterro Sanitário de Macapá.
Para o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, a iniciativa dos órgãos públicos também deve ser abraçada pela sociedade, em nome da preservação dos recursos naturais existentes em cada região

“A prefeitura, o Estado, o governo federal, todos estão fazendo a sua parte e a gente precisa também conscientizar a população. Somos a única capital do mundo banhada pelo Rio Amazonas e a sua preservação é nossa responsabilidade”, argumentou o prefeito.

O secretário de Qualidade Ambiental do Ministério de Meio Ambiente, André França parabenizou a ABRA pelo exercício de cidadania ambiental e cuidado com o meio ambiente “Desde 2019 vem trazendo essa mensagem do meio ambiente para o urbano, e esse exemplo é muito importante. Meu agradecimento especial ao setor produtivo aqui representado pela ABRA, setor de reciclagem animal, que desde a primeira ação no Pantanal se voluntariou em estar em todas as ações do Rios+Limpos com apoio institucional”
A programação também teve a presença dos secretários de Meio Ambiente (Semam), Marcelo Oliveira, e Zeladoria Urbana, Jean Patrick e do secretário estadual de Meio Ambiente, Joel

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Andréia Lara, jornalista — Consultora de Comunicação