A ABRA acompanhou a reunião da Câmara Setorial das Oleaginosas e Biodiesel (CSOB) do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). O encontro foi realizado na semana passada (19), conduzido pelo presidente da CSOB, Daniel Furlan Amaral.
O grupo ouviu o Vice-Presidente Executivo do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), Ariovaldo Zani, sobre o tema “Rações animais e ingredientes: importância da disponibilidade e qualidade”. Em seguida, Vicente Pimenta, Consultor Técnico Biocombustíveis, apresentou boas práticas de armazenagem e distribuição.
A reunião contou, também, com a participação da Diretora de Inovação para a Produção Familiar e Transição Agroecológica, Vivian Libório de Almeida, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Ela apresentou informações sobre o Selo Biocombustível Social. Em seguida, a pauta entrou no RenovaBio, tema conduzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Já a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP), trouxe uma análise detalhada sobre o Produto Interno Bruto (PIB) e os empregos gerados pela produção de soja e biodiesel, fornecendo uma visão abrangente do impacto econômico dessa indústria.
Ainda, a Diretoria de Gestão Corporativa da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Angela Regina Livino de Carvalho, apresentou estudos sobre biodiesel e biocombustíveis.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094