Skip to main content

A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Oleaginosas e Biodiesel (CSOB) realizou mais uma reunião na semana passada (10), trazendo à mesa uma agenda diversificada, com temas relevantes para o setor. Conduzido pelo presidente da CSOB, Daniel Furlan Amaral, o encontro destacou a importância de fortalecer a política nacional de biodiesel e avançar em boas práticas de produção e armazenagem.

O secretário da CSOB, Marcos Fernandes, abriu os trabalhos com os avisos da Secretaria, seguido pela apresentação de João Henrique Hummel, que trouxe à discussão os desafios enfrentados pela política nacional de biodiesel, ressaltando a necessidade de maior integração entre as cadeias produtivas.

A agenda seguiu com uma abordagem técnica sobre o papel da soja na produção de biodiesel, apresentada por Cesar de Castro, da EMBRAPA. Na sequência, Henrique Debiasi, também da EMBRAPA, apresentou o Programa da Soja de Baixo Carbono, iniciativa que busca ampliar a adesão à produção de soja alinhada aos objetivos de redução de emissões.

Outro ponto de destaque foi a atualização dos Grupos de Trabalho (GTs). Já Vicente Pimenta, da ABIOVE, compartilhou avanços nas boas práticas de armazenagem de combustíveis e biocombustíveis. Gilles Grimberg, da ACTOIL, apresentou a Plataforma de Boas Práticas.

Marília Folegatti, da EMBRAPA, encerrou as apresentações com um panorama sobre os trabalhos da entidade em prol do RenovaBio, programa estratégico para a descarbonização do setor de combustíveis no Brasil.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094