Skip to main content

A ABRA acompanhou encontro da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Carne Bovina, na última semana (30). O principal tema da pauta foi uma proposta de rastreabilidade individual de bovinos no Brasil, apresentada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) na reunião de abril. 

O projeto foi construído pelas federações estaduais de agricultura e pecuária e pelas principais entidades do setor que fazem parte do colegiado. Segundo a CNA, a adesão dos produtores seria voluntária e os pecuaristas teriam prazo mínimo de oito anos para se adaptar ao sistema. Já a gestão e o controle da distribuição da numeração oficial e o banco de dados, ficariam a cargo da CNA e não estariam disponíveis publicamente.

A avaliação dos integrantes da Câmara Setorial é de que esta seria uma mudança radical, que traria mais garantias ao mercado brasileiro, mas apresentaria maiores custos. O grupo seguirá avaliando o projeto e deve apresentar suas contribuições em breve. Posteriormente, a proposta será protocolada no Ministério da Agricultura.

Outro ponto que ganhou destaque na agenda foi Proposta de Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade (RTIQ) de Carne de Sol, encaminhada pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA/MAPA), à Câmara Setorial. Os membros consideraram que a legislação vigente é adequada e atende as necessidades do setor.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094