
A ABRA integrou a delegação brasileira que participou da Missão México, realizada entre os dias 26 e 28 de agosto na Cidade do México. A agenda fez parte do Encontro Empresarial México-Brasil, reunindo representantes de alto nível do governo e de setores estratégicos da indústria nacional — incluindo o segmento de reciclagem animal — com o objetivo de estreitar relações bilaterais e ampliar oportunidades comerciais.
Organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a missão foi liderada pelo vice-presidente da República e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin. Ao longo dos três dias, os participantes se envolveram em seminários técnicos, fóruns empresariais, visitas a instituições mexicanas e eventos de networking com potenciais compradores. Participaram, ainda, o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; o Embaixador do Brasil no México, Nedilson Jorge; o Presidente da ApexBrasil, Jorge Viana; além de autoridades da SADER, SENASICA, COMECARNE e ANETIF.

Central de Abasto Ecatepec
No primeiro dia (26), as empresas foram divididas por segmentos e participaram de visitas técnicas. A ABRA acompanhou a comitiva à Central de Abasto Ecatepec, considerada o maior centro de abastecimento para o comércio atacadista e varejista no Estado do México e um dos mais importantes do país.

Já a agenda do dia 27, incluiu uma reunião técnica sobre biocombustíveis, onde a ABRA apresentou a produção nacional de gordura animal e seu potencial como matéria-prima para biodiesel e SAF (combustível sustentável de aviação), destacando os benefícios ambientais e econômicos do insumo.

No mesmo dia, a Associação participou da Mesa Setorial sobre Segurança Alimentar do seminário empresarial, voltada à Segurança Alimentar e Controle de Inflação. A ABRA apresentou dados atualizados do setor, a representatividade das farinhas de origem animal na cadeia de proteína e sua contribuição estratégica para a nutrição animal no México.
Novo acordo impulsiona exportações brasileiras
Ao fim da missão, foi anunciada a conclusão das negociações sanitárias entre os governos do Brasil e do México para a exportação de farinhas de origem animal de bovinos e suínos. A abertura representa uma conquista importante para o setor de reciclagem animal brasileiro, que passa a acessar um mercado robusto, com forte demanda por insumos para a cadeia de nutrição animal e pet food. Saiba mais.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094








