Skip to main content

O Brazilian Renderers, uma parceria entre a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), esteve presente na Livestock e Aquaculture Philippines Expo, em mais uma parada no roteiro da Missão Ásia 2024. O Projeto foi um dos expositores do evento, que aconteceu entre os dias 22 e 24 de maio.

De olho nas oportunidades de negócios no continente asiático, a ABRA e o Projeto aproveitaram a abertura de mercado filipino, em 2022, para farinhas e gorduras de bovinos, suínos, aves e pescado, a fim de impulsionar o comércio entre os países.

A passagem do Brazilian Renderers pelas Filipinas faz parte da Missão Ásia 2024 e contou com o importante apoio da Embaixada do Brasil em Manila. O Diretor-Geral Adjunto do Departamento de Produção Animal do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural das Filipinas, Pahm Kim Dang, visitou o estande brasileiro, acompanhado de sua equipe.

Diretor-Geral Adjunto do Departamento de Produção Animal do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural das Filipinas, Pahm Kim Dang, e equipe

Além da força da representação presencial brasileira, com estande e materiais criados para a feira internacional, as empresas participantes do Brazilian Renderers também participaram das rodadas de negócios dentro do The Best of Renderer By-Products: Business Connection Philippines, um encontro realizado pelo Projeto para promover negociações, no dia 22 de maio.

Importantes presenças foram registradas. Representando a Embaixada do Brasil em Manila, o Ministro-Conselheiro Rubem Amaral e o Conselheiro Gerson Gimenes estiveram presentes, destacando a importância da colaboração entre os dois países. Já o Dr. Enrico L. Capulong, do Departamento de Agricultura das Filipinas, apresentou um panorama sobre a indústria local e as oportunidades para importação de produtos do setor.

Embaixada do Brasil em Manila visitou o estande: Ministro-Conselheiro Rubem Amaral e o Conselheiro Gerson Gimenes

A passagem do Brazilian Renderers pelas Filipinas também foi pauta de um ofício da Divisão de Promoção da Agricultura (DIPRA), do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Nele, o Chefe da Divisão de Promoção da Agricultura do Departamento de Promoção Comercial, Investimentos e Agricultura, Bruno Soares Leite, relata a participação do Projeto no Livestock Philippines 2024 e o Business Connection Philiphines.

 

Potencial de crescimento e Acordos Sanitários

Um dos pontos altos do evento foi uma apresentação sobre os acordos sanitários entre Brasil e Filipinas, que permitem o comércio de vários produtos de reciclagem animal, como farinhas e gorduras para ruminantes e não-ruminantes, óleo e farinha de peixe, produtos sanguíneos derivados de sangue bovino e suíno, e palatabilizantes.

O Brazilian Renderers também lembrou que uma recente inspeção realizada em 23 estabelecimentos brasileiros de reciclagem animal foi bem-sucedida, com todos os estabelecimentos cumprindo os requisitos estabelecidos pelo Bureau de Indústria Animal (BAI) das Filipinas.

Com as Filipinas importando quase 330 mil toneladas de produtos de rendering de diversos países, o Brasil, como segundo maior produtor global, vê um enorme potencial para aumentar seu fluxo comercial com as Filipinas.

E o Business Connection foi a ocasião ideal para fortalecer a confiança e a relação comercial entre compradores filipinos e fornecedores brasileiros!

 

Missão Ásia

A participação do Brazilian Renderers na Livestock e Aquaculture Philippines Expo fez parte da programação da Missão Ásia, realizada pelo Projeto, que tem como objetivo principal estabelecer conexões comerciais, identificar oportunidades de negócios e promover o crescimento e o desenvolvimento do setor nos mercados asiáticos.

 

 

Brazilian Renderers
Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem em parceria o projeto Brazilian Renderers, com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal — farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos — como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção — e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com.


Sobre a ABRA
A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br.

 

Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: apexbrasil.com.br.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094