No último dia 12 de setembro, o Maidens Hotel New Delhi foi palco de um evento importante evento para o setor de reciclagem animal do Brasil. O The Best of Renderer By-Products: Business Connection India reuniu líderes, indústrias e representantes do Brasil e da Índia em uma jornada de negócios promissora, destinada a fortalecer parcerias e promover a expansão dos mercados do Brasil no continente asiático.
Realizada pelo Projeto Brazilian Renderers, uma parceria entre Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a rodada de negócios superou expectativas. O encontro comercial atraiu uma ampla gama de representantes de empresas indianas ávidos por explorar as oportunidades de negócios com o setor.
A interação entre compradores e vendedores foi intensa, resultando em promissoras perspectivas de colaboração e parcerias comerciais entre as duas nações. A demanda pelos produtos brasileiros demonstrou o reconhecimento da qualidade e da competitividade da indústria de reciclagem animal brasileira no mercado internacional, consolidando ainda mais a posição do Brasil como um importante player nesse setor em ascensão.
Além do empresariado local, o Business Connection India contou com a presença do Gerente do Escritório Regional da ApexBrasil na Índia, Anirudh Sharma; de Rahul Chadha, do escritório de advocacia Chadha & Co.; e o Adido Agrícola do Brasil na Índia, Angelo de Queiroz Mauricio, representando o apoio da Embaixada do Brasil em New Delhi e o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). O Gestor do Brazilian Renderers na ApexBrasil, Anderson Jorge Dib, da Coordenação do Agronegócio, acompanhou as ações do Projeto na Índia.
Programação orientada a negócios
O evento do Brazilian Renderers teve início com uma acolhedora recepção com café da manhã, incentivando o networking entre os presentes antes da realização da rodada de negócios.
Na cerimônia de abertura, Decio Coutinho, Presidente Executivo da ABRA, e Angelo de Queiroz Mauricio, Adido Agrícola do Brasil na Índia, representando a Embaixada do Brasil, ressaltaram a importância das relações comerciais entre os dois países. Mercado de grande interesse para a indústria de ração animal, a Índia apresenta uma demanda crescente por produtos do setor. Nesse contexto, a colaboração com o Brasil, reconhecido como um dos principais players do rendering mundial, pode trazer benefícios mútuos para ambos os países.
Uma das apresentações mais esperadas do dia trouxe detalhes do setor de reciclagem animal brasileiro e do Brazilian Renderers. Oportunidade de os convidados conhecerem o trabalho do Projeto, pautado na promoção das farinhas e gorduras de origem animal produzidas no Brasil e na ampliação de indústrias brasileiras de reciclagem animal no mercado internacional.
A qualidade e a capacidade de produção dos produtos do setor também foram amplamente discutidas durante o evento. Os participantes puderam explorar as tecnologias inovadoras e as boas práticas que tornam os produtos brasileiros tão competitivos no cenário global.
Após as apresentações e discussões, os participantes se envolveram em intensas rodadas de negócios e contatos comerciais. A troca de informações e a exploração de oportunidades de cooperação entre empresas brasileiras e indianas foram os pontos altos desta fase do evento. Vários acordos e parcerias foram discutidos, demonstrando o potencial significativo de colaboração entre as duas nações.
O Business Connection India chegou ao seu encerramento com um almoço especial, onde os participantes puderam continuar a interagir de maneira informal, consolidando os laços comerciais desenvolvidos ao longo do dia.
Rendering brasileiro ganhou espaço na mídia indiana
Com ambiente propício para estabelecer conexões, identificar oportunidades de negócios e promover o crescimento e o desenvolvimento do comércio bilateral, o evento do Brazilian Renderers foi destaque em portais e veículos de comunicação especializada na Índia.
O portal Krishi Jagran Business, canal especializado em agronegócio na Índia, enviou uma equipe de reportagem para acompanhar de perto o Business Connection. A cobertura rendeu uma matéria em vídeo com mais de oito minutos de duração, contando detalhes sobre o evento, o setor e entrevistando as empresas do Projeto Brazilian Renderers – excelente oportunidade de levar a marca de associadas e participantes pelo país, fortalecendo a imagem do setor.
A Agriculture World, uma das revistas globais de maior circulação sobre sustentabilidade na agricultura, também do Grupo Krishi Jagran Business, repercutiu o sucesso do evento em suas redes, acompanhadas por milhares de pessoas, no Facebook, no LinkedIn, no Twitter, no Instagram e no Kooapp, popular rede social utilizada na Índia.
O êxito do Business Connection India ilustrou a força que têm as parcerias internacionais firmadas pelo Brazilian Renderers, um reflexo de seu trabalho de desenvolvimento da cultura exportadora no setor de reciclagem animal. A passagem pelo país marcou um passo crucial rumo a um futuro mais promissor no mercado indiano, reforçando a importância da cooperação global e da inovação para impulsionar o rendering nacional.
Brazilian Renderers
Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem em parceria o projeto Brazilian Renderers, com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal — farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos — como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção — e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com.
Sobre a ABRA
A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: apexbrasil.com.br.
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094