Skip to main content

Foto: Divulgação MAPA

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) lançou, na última semana (5), a consulta pública sobre o Programa Carbono + Verde, voltado para a produção agropecuária de baixo carbono em 13 cadeias produtivas – entre eles, está a pecuária de corte. A consulta pública ficará disponível por 60 dias.

O objetivo da consulta pública é consolidar a validação da sociedade, buscando contribuições dos setores com a definição das ações e legitimando as regras de formalização do programa. Após o término da consulta, será divulgado um documento com todas as contribuições e respostas aos questionamentos sobre as ações previstas.

Os detalhes da consulta pública e a forma de contribuição serão publicados no Diário Oficial da União (DOU).

 

O Programa

O Programa Carbono + Verde visa conferir credibilidade e transparência à produção primária agropecuária de baixa emissão de carbono, criando um ambiente propício à promoção do desenvolvimento sustentável do setor.

O sistema trará informações sistematizadas sobre a produção, a partir de dois eixos. Um terá um selo chamado de Carbono + Verde e outro voltado para o crédito de carbono verde, que inclui questões sociais e ambientais para a sua validação. As cadeias abrangidas no começo serão: açaí, algodão, arroz, borracha, cacau, café, pecuária de corte, erva-mate, leite, milho, soja, trigo e uva.

Cada cadeia produtiva terá critérios mínimos de participação, que não representarão custos para os produtores, uma vez que gerará um selo de conformidade para cada uma das cadeias. A participação será voluntária, servindo ainda como um instrumento de orientação para o mercado sobre o assunto.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Com informações da Agência Brasil