Skip to main content


No cenário internacional, um acordo comercial entre o Mercosul e Singapura pode estar prestes a abrir novas perspectivas para o setor de reciclagem animal. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) tornaram público, no final de novembro (30), o texto em negociação desse importante pacto.

A ABRA, atenta às nuances do documento, avaliou-o minuciosamente e identificou benefícios substanciais para o rendering nacional. Um dos pontos cruciais está registrado no apêndice 2-A-2 do capítulo 2 do texto, que aborda a pauta aduaneira de Singapura. Conforme estabelecido, “Singapura deve eliminar tarifas aduaneiras de todos os bens originários da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai a partir da data de entrada em vigor deste acordo”.

Os produtos do setor de reciclagem animal, de acordo com os requisitos de bens originários, estão incluídos nesse benefício, implicando na eliminação das tarifas. Esse marco representaria não apenas uma oportunidade para o fortalecimento das relações comerciais entre os países envolvidos, mas também destacaria o papel crucial desempenhado pela reciclagem animal na economia global.

O acordo será considerado definitivo somente após a assinatura e se tornará vinculante para as partes quando da conclusão dos procedimentos legais internos necessários para sua entrada em vigor em cada país.

A equipe ABRA seguirá acompanhando os potenciais impactos desse acordo e monitorando de perto a implementação e execução das disposições comerciais.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTb/RS 0018094