Skip to main content


A ABRA esteve presente, na última semana (24), no China Brazil Animal Protein Seminar, em Pequim. O evento integra a programação oficial da delegação do Brasil na China, na qual o presidente Executivo da Associação, Decio Coutinho, representa o setor de reciclagem animal.

O Seminário foi oportunidade para a ABRA, em nome a indústria de rendering brasileira, estreitar os laços com autoridades e empresários chineses, contribuindo para abertura deste mercado para os produtos do setor. A agenda foi promovido pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Associação Brasileira dos Exportadores de Carne (ABIEC), juntamente com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Embaixada do Brasil em Pequim.

Fotos: divulgação ABPA

O encontro reuniu as cadeias produtivas da avicultura, da suinocultura e da bovinocultura, que reforçaram seu compromisso com a qualidade, a biosseguridade e a sustentabilidade da produção, no apoio à segurança alimentar da população chinesa. O seminário ainda contou com apresentações de líderes dos órgãos chineses sobre importação e inspeção de alimentos.

Participaram o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro; a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), Ana Lúcia Viana; e o diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA), Eduardo de Azevedo Pedrosa Cunha. Também estiveram presentes o Secretário de Defesa Agropecuária (SDA), Carlos Goulart, e o Secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa. Ainda, o presidente da ABPA, Ricardo Santin, juntamente com o presidente da ABIEC, Antônio Camardelli, fizeram apresentações sobre o comércio bilateral.

Foto: divulgação ABPA

Diversos representantes de entidades chinesas estiveram presentes: Maddam Yu Lu, vice-presidente da Câmara de Comércio da China para Importação e Exportação de Alimentos, Produtos Nativos e Subprodutos Animais (CFNA China); Ma Chuang, vice-presidente do World Poultry Science Association – Asia Alliance; Chen Wei, vice-presidente permanente e secretário-geral da China Meat Association (CMA – China); e Wang Xin, Presidente da China Entry-Exit Inspection and Quarantine Association (CIQA – China).

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094
Com informações da ABPA