
A ABRA participou, na última terça-feira (19), de reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Aves e Suínos, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). O encontro reuniu representantes da indústria, entidades setoriais e governo para debater temas técnicos e estratégicos que impactam diretamente a cadeia produtiva.
A programação teve início com a apresentação dos mercados de aves e suínos e suas projeções, conduzida pelo presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin. Na sequência, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), apresentou o Programa de Incentivo à Conformidade (PIC), com foco no credenciamento e no Regulamento de Autocontrole.
Outros temas técnicos ganharam destaque na pauta, como a implementação da lavagem de carcaças, apresentada por Amanda Barros (ABPA); e a Portaria nº 1.273/2025, que trata do Programa Exploratório de Controle Microbiológico em abatedouros de aves de corte, apresentada por Ricardo José Buosi e Letícia Goulart Desordi, do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA/MAPA).
A reunião também contou com a análise do cenário de milho e soja, feita pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), além da apresentação sobre o Projeto da Ferrovia de Integração, com foco logístico na produção do Pará, conduzida por Arene Trevisan (JBS). A pauta foi encerrada com um panorama sobre os desafios e aprendizados no enfrentamento da gripe aviária, apresentado por Marcelo Mota (DSA/SDA/MAPA).
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094








