Na última semana (30), a ApexBrasil, em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Ministério de Minas e Energia (MME), Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Sindicato Nacional das Indústrias de Matérias-Primas para Fertilizantes (Sinprifert), promoveu o workshop “Fertilizantes 2025: cenários e perspectivas”, em Brasília. A ABRA acompanhou o evento, que reuniu representantes dos setores público e privado em torno de debates estratégicos para ampliar a competitividade da indústria nacional de fertilizantes.

Durante o encontro, foram discutidos desafios e oportunidades para atração de investimentos no setor, alinhados às diretrizes do Conselho Nacional de Fertilizantes e ao Plano Nacional de Fertilizantes (PNF) 2023–2050 — uma política pública de longo prazo que busca reduzir a atual dependência externa, já que o Brasil importa cerca de 90% dos fertilizantes que consome.

Entre os destaques da programação, o governo federal anunciou que a Petrobras retomará a produção nacional de fertilizantes, com expectativa de adicionar mais de 15 milhões de toneladas à oferta a partir deste ano. O uso de gás natural, insumo-chave na produção de fertilizantes nitrogenados, foi destacado como estratégico não apenas pela rentabilidade, mas também pelo potencial de contribuir com a transição energética, incluindo o avanço do biometano.

Outro ponto de grande relevância foi o anúncio do Centro de Excelência em Fertilizantes e Nutrição de Plantas (CEFENP), que será lançado oficialmente na COP30. O projeto prevê a criação de nove polos regionais, sendo que o polo de São Paulo terá foco em economia circular aplicada à cadeia de fertilizantes.

Os participantes também debateram entraves que ainda limitam o desenvolvimento do setor, como a lentidão nos processos de licenciamento ambiental e mineral, a falta de regulamentação específica para novas categorias, como os biofertilizantes, além da necessidade de isonomia tributária, investimentos em infraestrutura e acesso a financiamento.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.