Skip to main content

A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Animais de Estimação, em que a ABRA tem assento, realizou sua 33ª Reunião Ordinária, na última quinta-feira (28). O presidente da Câmara, José Edson Galvão de França, conduziu a videoconferência.

As entidades da Câmara falaram sobre problemas enfrentados em relação ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários (SIPEAGRO). Por solicitação da ABRA, a Câmara enviará um ofício ao Ministério da Agricultura repudiando o atual sistema de emissão de DCPOA e de DCPOAA via SEI, e propondo uma construção de solução conjunta com o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), bem como sua posterior adoção para emissão dos documentos de trânsito.

A Associação também contribuiu em outro item da pauta, relatando os problemas causados pelo prazo excessivo de desembarace, tanto na importação como na exportação de produtos, que vem afetando o setor de reciclagem animal, e pediu manifestação da Câmara a respeito.

Em seguida, o grupo repassou informes de dados conjunturais da cadeia e proposta de calendário de reuniões para 2022. Além da atualização da situação de Projetos de Lei em tramitação no Congresso e temas relacionados à indústria, pautas como peixes e aves ornamentais e canoras também foram abordadas.

A reunião também foi oportunidade para o GT de Medicamentos Veterinários, falar sobre a regulação dos medicamentos veterinários controlados e a situação de abastecimento de vacinas para animais.

O próximo encontro da Câmara está marcado para 28 de julho.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094