O tradicional encontro do setor de reforma de pneus ganhou novo formato e data em 2024. Realizado no dia 20 de março, na Villa Glam, em Moema (São Paulo), o evento marcou não apenas a abertura de um novo ciclo para a atividade, mas também o início das comemorações pelos 40 anos da Associação Brasileira da Reforma de Pneus (ABR), que serão completados em junho.
A ABRA participou do evento, representada por Pedro Bittar, Presidente do Conselho Diretivo. A confraternização foi marcada por anúncios importantes da presidente da ABR, senadora Margareth Buzetti. Entre eles, o desapensamento do Projeto de Lei que trata da retirada do PIS e Cofins da reforma de pneus — uma medida que, se aprovada, poderá representar um importante avanço tributário para o setor.

Presidente do Conselho Diretivo da ABRA, Pedro Bittar, representou o setor de reciclagem animal no evento
Outro ponto relevante foi o reconhecimento oficial da atividade como segmento sustentável, com validação do Ministério do Meio Ambiente e do Ibama. A medida reforça o papel estratégico da reforma de pneus para a agenda ambiental do país.
Durante o evento, também foram lançados o livro comemorativo dos 40 anos da ABR e um documentário em vídeo que retrata a trajetória da entidade e os impactos da atividade no Brasil. A noite foi marcada por reencontros, celebrações e sinalizações positivas para o futuro do setor.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094