
OBrazilian Renderers, uma parceria entre a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), iniciou sua agenda em Bangladesh com uma série de compromissos estratégicos voltados à expansão do diálogo com o país. A chegada da comitiva já contou com articulação diplomática relevante, que permitiu encontros qualificados antes da participação na Dairy, Poultry & Aqua Expo Bangladesh 2025.
No dia 19, representantes do projeto foram recebidos pelo Embaixador Paulo Feres; por Leonardo de Oliveira Jannuzzi, vice-chefe de missão, na Embaixada do Brasil em Daca; e pelo adido agrícola no país, Silvio Testaseca. Na reunião, o Brazilian Renderers apresentou a estrutura e o desempenho do setor de reciclagem animal brasileiro, destacando capacidade produtiva, qualidade, rastreabilidade e o papel da ABRA na consolidação do segmento. O encontro reuniu também Hossan Md. Salim, Consultor Nacional de Laboratório da Seção de Controle de Qualidade de Rações Animais do Departamento de Serviços Pecuários de Bangladesh, fortalecendo o diálogo técnico com o governo local.
A parceria com a Embaixada foi determinante para abrir portas, e se somou ao trabalho já estruturado pelo projeto. Além de recepcionar a delegação, a equipe diplomática colaborou na organização de uma agenda de contatos com potencial comercial, acompanhou o estande do Brazilian Renderers durante a feira — realizada entre 20 e 22 de novembro — e apoiou a realização de uma rodada de negócios no país. Uma atuação complementar, que reforçou o ambiente para que o setor apresentasse suas soluções a um mercado em expansão.
Com a feira e as reuniões institucionais, o Brazilian Renderers segue ampliando a presença internacional da reciclagem animal brasileira e fortalecendo relações estratégicas com países da Ásia. O avanço em Bangladesh consolida mais um passo no esforço contínuo de aproximar o setor de novos parceiros e oportunidades.

Brazilian Renderers
Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem em parceria o projeto Brazilian Renderers, com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal — farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos — como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção — e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com.
Sobre a ABRA
A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações direcionadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: apexbrasil.com.br.
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094








