Skip to main content

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) promoveram agenda com a Comitiva da República Popular de Bangladesh, que esteve no Brasil, na última semana (19). O objetivo do encontro foi apresentar e estreitar a relação comercial entre os países.

A reunião contou com a presença da Embaixadora da República Popular de Bangladesh no Brasil, Sra. Sadia Faizunnesa, e representantes da Câmara de Comércio Brasil Bangladesh. Diversas entidades setoriais que celebram projetos com a ApexBrasil também participaram – entre elas, a ABRA.

A Comitiva apresentou um diagnóstico de Bangladesh, apontando o crescimento das relações comerciais com o globo e destacando o Brasil como um parceiro importante para o país.

 

Reabertura do mercado

A ABRA aproveitou a excelente oportunidade para falar sobre a reabertura de Bangladesh para a reciclagem animal do Brasil. Além de apresentar o setor, a Associação relatou sobre a interrupção, por Bangladesh, do fluxo de compra de farinhas e gorduras de origem animal, por no ano de 2019. Ainda, reforçou o interesse dos associados em retomar o comércio com o país, relembrando que já esteve em Bangladesh, no ano de 2018, para uma visita e ação comercial, na capital Daca.

A ABRA reforçou novamente o pedido de reabertura do mercado, já que até então não havia recebido nenhuma justificativa técnica e oficial do Governo de Bangladesh a respeito.

A pedido da Apex, Câmara de Comércio e Embaixada de Bangladesh no Brasil, a ABRA redigirá um documento relatando oficialmente a situação. A expectativa é que o trabalho contribua para que o mercado de Bangladesh seja reaberto quanto antes para o Brasil.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094