
O 2º Congresso da Associação Brasileira da Indústria e Comércio de Ingredientes e Aditivos para Alimentos (ABIAM), realizado na última semana (16), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), reuniu o setor em uma tarde de intensa troca de conhecimento e networking. O evento atuou como um espaço de diálogos focados em inovação, sustentabilidade, tendências de consumo, avanços regulatórios e o papel da ciência.
A ABRA participou do Congresso, acompanhando as reflexões estratégicas sobre o futuro da alimentação, tema crucial para a cadeia e que guarda relação direta com o setor de reciclagem animal.
A pauta regulatória e a segurança jurídica foram destacadas com a presença de autoridades do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O MAPA participou dos paineis, representado pela Dra. Juliana Satie Becker, Diretora do DIPOA, além do Dr. Ricardo Jose Buosi, Coordenador da Coordenação-Geral de Programas Especiais do Departamento. Ambos abordaram a Inovação e Regulamentação na área de alimentos, o mesmo tema discutido pela Dra. Patrícia Castilho, Gerente Geral de Alimentos da ANVISA.
A programação de especialistas também contou com Antônio Carlos P. Costa, Superintendente de Comércio Exterior, Agronegócio e Desenvolvimento Sustentável da FIESP, que discutiu a Agenda Internacional e Geopolítica Comercial, e Luis Madi, Coordenador do Projeto Comer Com Ciência (ITAL), focado no Valor Agregado dos Ingredientes em Alimentos. A sustentabilidade foi reforçada por Thuany Tavez, Diretora Executiva da Ambiental da JBS, que palestrou sobre Economia Circular: Transformando Subprodutos em Super Produtos. O Congresso reafirmou o compromisso da ABIAM em promover o diálogo, o desenvolvimento técnico e impulsionar o futuro da indústria e de seus profissionais.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094








