Skip to main content

A ABRA acompanhou de perto, durante a última semana, a 50⁠ª Reunião Ordinária da Comissão Sul-americana para a Luta Contra a Febre Aftosa (Cosalfa). As agendas promoveram debates, propostas e apresentações em favor da saúde pública veterinária na região das Américas.

Este ano, o Brasil foi o país anfitrião do evento, que ocorreu entre os dias 22 e 26 de abril, no Rio de Janeiro. Antecedendo a reunião oficial, foi realizado o seminário pré-Cosalfa 50 com o tema Próximos à Erradicação Regional: Meio século de avanços, que contou com reuniões preparatórias envolvendo todos os países membros (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Venezuela e Uruguai).

O Presidente Executivo da Associação, Decio Coutinho, acompanhou os encontros, que detalharam os avanços para erradicar a doença e os esforços para manter o status oficial de livre de febre aftosa com ou sem vacinação, concedida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMS). O Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa está no último ano do quinquênio 2021-2025.

A Cosalfa 51 será realizada em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094