Skip to main content

Durante a última semana, a ABRA participou de reuniões e atividades preparatórias envolvendo a 49ª Reunião Ordinária da Comissão Sul-Americana de Combate à Febre Aftosa (COSALFA). As agendas promoveram debates, propostas e apresentações em favor da saúde pública veterinária na região das Américas.

Este ano, o Equador foi o país anfitrião do evento, que ocorreu nos dias 26 e 26 de agosto. Antecedendo a reunião oficial, foi realizado o seminário pré-COSALFA 49, nos dias 23 e 24 de agosto, com reuniões preparatórias envolvendo todos os países membros.

Ao longo dos quatro dias de trabalhos, a COSALFA 49 enfatizou ao avanço dos países em relação ao Plano de Ação 2021-2025 do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA). Desde o seu primeiro plano de ação em 1988, o PHEFA tem feito progressos notáveis ​​e sólidos, onde todo o território das Américas, com exceção de um país, alcançou e conservou o status oficial de livre de febre aftosa com ou sem vacinação concedida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMS).

Para a Comissão, agora, é necessário rever os esforços dos países para completar e consolidar o Plano de Ação. Ao mesmo tempo, umas das novas metas será desenvolver um Banco Regional de Antígenos e Vacinas, ferramenta essencial para complementar a estratégia de resposta a emergências dos países.

 

.
Sobre a COSALFA

A COSALFA é composta por 26 representantes de 13 países da América do Sul e Panamá, sendo um representante do setor público, um Diretor do Serviço Veterinário Oficial e um representante do setor privado, vinculado à máxima entidade sindical que reúne nacionalmente os produtores de gado. Os 13 países membros da COSALFA são: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Venezuela e Uruguai.

 

.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094