A ABRA acompanhou reunião do Conselho Temático da Agroindústria (COAGRO), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), na semana passada (11). Foram abordados temas estratégicos para o setor agroindustrial, com destaque para as relações comerciais internacionais. O evento, que contou com a presença de representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), foi conduzido por Pedro Robério Nogueira, Vice-Presidente do COAGRO, e Fabrício Silveira, Superintendente de Política Industrial.
A primeira discussão da pauta focou nos impactos, benefícios e desafios do Acordo Mercosul-União Europeia para o setor agroindustrial, apresentada por Tatiana Prazeres, Secretária de Comércio Exterior do MDIC. A apresentação trouxe uma análise detalhada das implicações do acordo para o mercado agroindustrial brasileiro, destacando as oportunidades de expansão, bem como as adaptações necessárias para atender às exigências do mercado europeu.
Em seguida, o debate foi direcionado às novas barreiras às exportações enfrentadas pelo setor, além das recomendações feitas pelo B20 ao G20 sobre o tema. Frederico Lamego, Superintendente de Relações Internacionais da CNI, e Constanza Negrí, Gerente de Comércio e Integração Internacional da CNI, conduziram a discussão.