A ABRA acompanhou a transmissão de cargo do novo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na última semana (02), em Brasília (DF), no auditório da sede da Embrapa. O então senador Carlos Fávaro está, agora, à frente de uma das pastas mais importantes para o setor de reciclagem animal.
O presidente Executivo da ABRA, Decio Coutinho, representou a Associação na posse do ministro. Em seu primeiro discurso oficial, Fávaro destacou como fundamentais as pautas que envolvem o meio ambiente, a produção sustentável e de alimentos. Ele apontou o diálogo internacional como um dos desafios de sua gestão no MAPA.
Também participaram da cerimônia o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Biografia
Carlos Henrique Baqueta Fávaro nasceu em Bela Vista do Paraíso (PR). É agropecuarista e Senador da República. Ingressou na vida política após anos de trabalho no agronegócio, onde tornou-se vice-presidente da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), em 2010, e presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT). Também presidiu a Cooperativa Agroindustrial dos Produtores de Lucas do Rio Verde (Cooperbio Verde).
Entre 2015 e 2018, ocupou o cargo de vice-governador do estado de Mato Grosso. Em abril de 2016, foi nomeado secretário de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, cargo que ocupou até dezembro de 2017. Em 2020, tomou posse do mandato como Senador da República substituto até o resultado de eleição suplementar convocada pelo TRE-MT. Venceu a disputa e conquistou o cargo de Senador até 31 de janeiro de 2027.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094
Com informações do MAPA