Na semana passada (12), a equipe ABRA participou da reunião ordinária da Câmara Setorial da Produção e Indústria de Pescados (CSPES), presidida por Eduardo Lobo. A pauta girou em torno de temas envolvendo soluções para demandas do setor, bem como seu fortalecimento, visando o crescimento sustentável e a valorização da atividade de produção e indústria de pescados.
O fórum iniciou a reunião tratando de uma solicitação para que o Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (DSA/SDA/MAPA) apresente o planejamento das ações da SDA sobre a sanidade de animais aquáticos.
Após, a CSPES falou sobre a Portaria SAP/MAPA n° 310/2020, que estabelece os critérios e requisitos higiênico-sanitários de embarcações pesqueiras de produção primária, que fornecem matéria-prima para o processamento industrial de produtos da pesca destinados ao mercado nacional e internacional. O grupo tratou de dois pontos em relação ao tema: 1) a demora nos processos protocolados para obter a Certificação Sanitária de embarcação de pesca, e 2) a Certificação dos Barcos Frigoríficos de Camarão Rosa, onde não é possível o protocolo deste tipo de embarcação.
Em seguida, foi a fez do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) falar sobre os resultados da reunião com as Autoridades Sanitárias da União Europeia. Por fim, a CSPES assistiu apresentação sobre Fundos de Aval do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE)
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094