Skip to main content

Na última semana, ocorreu a 70ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Carne Bovina, realizada sob a presidência de André Bartocci. A equipe ABRA acompanhou as discussões.

O Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Novilho Precoce, Rafael Gratão, apresentou o Programa do Novilho Precoce de Mato Grosso do Sul, destacando os avanços e os desafios enfrentados pelo programa. A discussão sobre a CLASSIBOV também ocupou espaço significativo na pauta, abordando a proposta de Instrução Normativa para a criação do Sistema Brasileiro de Classificação e Tipificação de Carcaças de Bovinos e Bubalinos, assim como a implementação de um selo oficial de qualidade.

Outro ponto de destaque foi a rastreabilidade no setor bovino, com um pedido formal à Secretaria de Defesa Agropecuária do MAPA para que apresentasse os avanços do Grupo de Trabalho dedicado ao tema, criado pela Portaria SDA/MAPA n.º 1.113/2024. A visão dos produtores sobre a rastreabilidade também foi discutida, com a participação da Sociedade Rural Brasileira.

Além disso, Antônio Rosa, Chefe Geral da Embrapa Gado de Corte, trouxe informações sobre o programa da Dinâmica Pecuária (DINAPEC) para 2025, destacando a relevância do evento no contexto da COP 30, que ocorrerá no Brasil, e o 50º aniversário da Embrapa Gado de Corte.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094