
O Brazilian Renderers, uma parceria entre a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), abriu canal direto com a China Feed Industry Association (CFIA), entidade que reúne os principais produtores de ração para animais de produção e pet food na China. O encontro, realizado no dia 22 de setembro, aproximou representantes do projeto de lideranças técnicas da associação e discutiu caminhos para cooperação e padronização voltados ao mercado local.
A reunião contou com a participação de Chen Yanan, chefe do Departamento de Desenvolvimento de Associados, e Liu Qianlin, responsável pela análise da indústria de ração e pelo trabalho de padronização. As discussões trouxeram uma visão detalhada do funcionamento do setor chinês e permitiram identificar demandas específicas que podem orientar a inserção comercial da reciclagem animal brasileira.
Representantes da CFIA apresentaram panorama atual da demanda e oferta de ração na China. Descreveram cenário de alta da produção de ração na China nos primeiros oito meses do ano (puxada pela suinocultura), com cerca de 220 milhões de toneladas de ração já produzidas. A estimativa é de que o consumo total de ração em 2025 cresça 2% em relação ao ano passado, somando 318 milhões de toneladas. Recordaram que o MARA tem adotado medidas visando à substituição de farelo de soja na composição de rações, o que pode gerar ganho de espaço no mercado para farinhas e gorduras de origem animal.
A aproximação com a CFIA é estratégica porque conecta a indústria brasileira a uma das instâncias técnicas mais relevantes para a formulação de insumos no país. Essa interlocução fortalece o posicionamento do Brasil em um mercado altamente exigente, onde padrões de qualidade e consistência produtiva são determinantes para a competitividade.
O diálogo em Pequim reforça a importância da agenda internacional do Brazilian Renderers, que tem priorizado a abertura de canais institucionais e comerciais em mercados-chave da Ásia.
O sucesso desta importante agenda comercial foi fundamentalmente sustentado pelo apoio estratégico e diplomático da Embaixada do Brasil em Pequim, que não apenas auxiliou na articulação das reuniões, mas também acompanhou e apoiou a delegação do Brazilian Renderers em seus compromissos.

Brazilian Renderers
Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem em parceria o projeto Brazilian Renderers, com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal — farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos — como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção — e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com.
Sobre a ABRA
A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações direcionadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: apexbrasil.com.br.
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094








