
Como o Brasil se apresenta ao mundo quando o assunto é reciclagem animal? Essa é a pergunta que orienta o novo vídeo do Brazilian Renderers, uma parceria entre a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), lançado como peça central de comunicação e marketing setorial para as agendas internacionais de 2026.
O material foi concebido para abrir conversas, qualificar negociações e sustentar o posicionamento do setor brasileiro em rodadas de negócios, reuniões institucionais e encontros com compradores e autoridades sanitárias. Em poucos minutos, o vídeo organiza informações-chave sobre o setor, traduzindo dados, escala produtiva, padrões sanitários e capacidade de fornecimento em uma narrativa clara, direta e alinhada ao ambiente de negócios.
Reunindo dados estratégicos de mercado, um panorama do cenário internacional, além de informações sobre qualidade, segurança sanitária e diferenciais competitivos, o vídeo cumpre uma função prática: reduzir ruídos na comunicação externa e oferecer uma base comum de argumentos para empresas brasileiras em atuação no exterior. Trata-se de um instrumento que fortalece a imagem do setor como um todo, ao mesmo tempo em que apoia a apresentação individual das indústrias.
Para os participantes do Brazilian Renderers, o conteúdo funciona como um ativo coletivo de marketing, capaz de dar consistência e autoridade às ações comerciais. Em vez de múltiplas narrativas fragmentadas, o setor passa a se apresentar com mensagem coordenada, identidade clara e foco em negócios, atributos essenciais em mercados cada vez mais exigentes e competitivos.
O novo vídeo integra o conjunto de materiais estratégicos utilizados pela ABRA e Brazilian Renderers nas ações de promoção internacional e está disponível para uso dos participantes do Projeto e associados nas agendas ao longo de 2026.

Brazilian Renderers
Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem em parceria o projeto Brazilian Renderers, com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal — farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos — como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção — e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com.
Sobre a ABRA
A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de Farinhas, Gorduras, Hemoderivados, Proteínas Hidrolisadas, Palatabilizantes, que são utilizados como ingredientes na formulação de alimentos para animais de produção e pet food, e as gorduras para fabricação de biocombustíveis. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações direcionadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: apexbrasil.com.br.
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094








