
À mesa, diante de autoridades e representantes do setor, o aperto de mãos entre Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), e Pedro Bittar, presidente do Conselho Diretivo da Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA), selou mais um capítulo da história do Brazilian Renderers. A assinatura do novo convênio entre as duas instituições, realizada nesta sexta-feira (11), em Brasília, confirmou a continuidade de uma parceria que há 13 anos impulsiona as exportações da reciclagem animal brasileira para o mundo.
A cerimônia, realizada na Churrascaria Fogo de Chão, foi marcada por discursos de reconhecimento, depoimentos emocionados de empresários e uma mensagem clara: o projeto é uma referência de sucesso na promoção internacional de farinhas e gorduras de origem animal. Estiveram presentes o embaixador Alex Giacomelli da Silva, do Ministério das Relações Exteriores; o gerente de Agronegócio da ApexBrasil, Laudemir André Muller; e o secretário de Comércio e Relações Internacionais do MAPA, Luis Rua, entre outras autoridades.

Durante a cerimônia, foram destacados os avanços conquistados pelo projeto ao longo dos anos (veja abaixo), enquanto os depoimentos de empresários como Charbel Syrio (BR Render), Alessandra de Camargo (Avenorte), Luiz Antonio Freitas (Frigomarca) e Marcelo Klein (Grupo Fasa by Darling) deram voz aos impactos positivos do projeto.

O ponto alto da programação foi a assinatura do convênio entre Pedro Bittar (ABRA) e Jorge Viana (ApexBrasil), que reforçou o compromisso das instituições com o crescimento sustentável do setor. A celebração seguiu com um almoço entre os presentes, marcando o início de um novo ciclo para o Brazilian Renderers – um projeto que segue firme na missão de abrir portas e conquistar mercados para a reciclagem animal brasileira.
Resultados superam metas e impulsionam cultura exportadora no setor
A renovação do convênio entre a ABRA e a ApexBrasil vem amparada por resultados concretos e crescentes. O Projeto Brazilian Renderers tem se mostrado uma iniciativa sólida na expansão das exportações e no fortalecimento da competitividade internacional do setor de reciclagem animal.
Em 2024, o projeto superou todas as metas estipuladas: foram exportados US$ 527 milhões em produtos (32% acima do previsto), com um volume total de 609 mil toneladas (69% acima da meta). O número de empresas exportadoras também surpreendeu: 50 participaram das exportações no ano, 25% a mais do que o esperado, sendo nove delas novas no mercado internacional.
O desempenho parcial de 2025 reforça essa trajetória de crescimento. Apenas até abril, o setor já havia atingido 30% da meta anual de exportação em valor e 41% do volume previsto para o ano. O número de empresas exportadoras chegou a 40, equivalente a 89% da meta, com 12 novos entrantes, superando a meta inicial de oito.
As ações de capacitação também merecem destaque, contribuindo diretamente para a disseminação da cultura exportadora, como o curso ABRA Export e o curso E-commerce e Análise de Dados: Comércio Internacional e Vendas Locais no Setor de Reciclagem Animal, além de uma ação estruturante no âmbito do Programa ABRA Que Aqui Tem Qualidade (AATQ), focada no fortalecimento da qualidade e na preparação das indústrias para a exportação.
Ainda, o Projeto lançou um painel digital com base de dados dos Certificados Sanitários Internacionais (CSIs). Desenvolvida pela equipe de inteligência da ABRA, a ferramenta permite consulta rápida e organizada dos requisitos sanitários por país e categoria, otimizando o processo de negociação internacional, já que promete facilitar ainda mais a atuação das empresas brasileiras no comércio exterior.

Brazilian Renderers
Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem em parceria o projeto Brazilian Renderers, com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal — farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos — como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção — e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com.
Sobre a ABRA
A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações direcionadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: apexbrasil.com.br.
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094
















































