A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) celebraram Convênio de Cooperação Técnica em uma nova edição do Projeto Brazilian Renderers, que promete fazer ainda mais pela reciclagem animal do Brasil! A cerimônia de assinatura protocolar para o biênio 2024-2025 foi realizada nesta sexta-feira (24), em Brasília (DF).
A solenidade contou com a presença do Presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e do Gerente de Agronegócio da Apex Brasil, Laudemir André Muller, além do Presidente do Conselho Diretivo da ABRA, Pedro Bittar.
O ato oficial de assinatura do convênio marcou não apenas a renovação de uma parceria, mas também celebrou os 11 anos do Projeto Brazilian Renderers, consolidando seu legado e reafirmando o compromisso conjunto de ABRA e ApexBrasil com um futuro das exportações para a reciclagem animal brasileira.
“O mundo está buscando enfrentar a crise climática, e a reciclagem animal tem tudo a ver com isso. Esse setor precisa ser visto. E eu estou aqui para que vocês entendam que todo o time da ApexBrasil envolvido de corpo e alma nessa parceria. Estamos assinando esse convênio de R$ 5,6 milhões, e não tenho dúvida que o crescimento das exportações será exponencial, pelo momento que o mundo vive.”
Presidente da ApexBrasil, Jorge Viana
“Hoje o Brasil é uma das grandes potências no mercado de reciclagem animal. Essa parceria de onze anos com a ApexBrasil trouxe valor agregado para os nossos produtos e sustentabilidade para os nossos negócios. Essa nova fase, com novos mercados sendo abertos em 2023, com ajuda tanto do MAPA como da ApexBrasil, nós vamos intensificar as vendas. E os números mostram isso: mais do que triplicamos as exportações nos novos mercados onde começamos a atuar.”
Presidente do Conselho Diretivo da ABRA, Pedro Bittar
“Só esse ano já vamos passar os US$ 500 mil em exportações. É um setor moderno, sem o qual as outras cadeias não seriam viáveis. Vocês transformaram o que poderia ser um problema ambiental em uma solução para a cadeia produtiva de proteínas animais, com uma matéria-prima de qualidade, gerando mais exportação. Estamos prontos para trabalhar com vocês nesse novo ciclo, para trazer mais empresas e modernizar ainda mais o setor.”
Gerente de Agronegócio da ApexBrasil, Laudemir Müller
Colaboração estratégica gerou resultados expressivos e abertura de mercados para o rendering brasileiro
Durante a abertura da cerimônia, foi exibido um vídeo especial, que destacou os resultados da excepcional parceria entre ABRA e ApexBrasil. O material traduziu em números a evolução das empresas participantes, o crescimento das exportações e a participação do Projeto nas principais feiras do setor.
Desde o início do Projeto, há onze anos, a participação das empresas no mercado internacional mais do que dobrou — reflexo dos resultados expressivos para o reconhecimento do rendering brasileiro como sinônimo de qualidade perante o mundo.
Destacou-se, também, a importância da colaboração estratégica entre ABRA e ApexBrasil na realização de rodadas de negócios, articulação de abertura de mercado com autoridades e a eficaz divulgação do setor no mercado internacional — abordagem sinérgica que tem sido fundamental para posicionar a reciclagem animal brasileira no cenário global.
Além de resumir os resultados da parceria da ABRA e ApexBrasil em vídeo, também foi apresentado o depoimento do senhor Waelte Ferraz Jr, International Business da empresa SeboSol, que compartilhou sua experiência de sucesso como participantes do Projeto Brazilian Renderers.
Novo convênio fortalece a promoção global do setor
A assinatura do novo convênio consolidou a parceria e atualiza as estratégias do Projeto. Desde o início do Brazilian Renderers, há onze anos, a participação das empresas de rendering no mercado internacional mais do que dobrou – reflexo dos resultados expressivos para o reconhecimento do rendering brasileiro como sinônimo de qualidade perante o mundo.
Agora, o novo convênio, que terá vigência de dois anos, deve atender pelo menos 80 empresas do Brasil inteiro, incluindo 24 da região Norte, até 2025. Além da diversificação das origens das empresas, entre os objetivos do convênio atual está a capacitação de mulheres do setor e a qualificação de empresas para atuação em e-commerce.
Com novos mercados sendo abertos, os integrantes do Projeto visam expandir as exportações para a Ásia, com foco sobretudo em China, Malásia, Filipinas e Indonésia, e reforçar o posicionamento e a marca brasileira em mercados já consolidados.
Evento foi prestigiado por autoridades e entidades
A cerimônia contou com participações de peso, reunindo diversas autoridades e entidades de destaque.
Estiveram presentes a ex-Senadora Ana Melia Lemos e o Deputado Federal Carlos Gomes. Entre os representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), estiveram o Secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart; a Diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), Ana Lucia Viana; e a Diretora do Departamento de Suporte e Normas (DSN), Judi Maria da Nóbrega.
Também participaram do encontro José Luis Ravagnani Vargas, Diretor do Departamento de Serviços Técnicos do MAPA; e Marco Antônio Araújo de Alencar, Diretor do Departamento de Negociações Não-Tarifárias e de Sustentabilidade. A Coordenação Geral de Controle e Avaliação do Departamento de Inspeção foi representada por Juliana Satie. Além disso, estiveram presentes Douglas Haas de Oliveira, Coordenador Geral de Inspeção, e Carolina Eufemia Aquino de Sá, da Coordenação-Geral de Gestão dos Adidos Agrícolas.
Luciano Ribeiro Machado, Superintendente de Negócios do Banco Sicoob, e Francisco Reposse Junior e Miguel Ferreira de Oliveira, também do Sicoob, acompanharam a cerimônia.
A cerimônia foi prestigiada, ainda, por Joel de Santana Braga Filho, Secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços de Goiás, e por Romeu Luiz Neto, Diretor Executivo do Movimento Brasil Competitivo.
Representantes de entidades setoriais e associações também marcaram presença. Lilian Catunda, Diretora de Relações Institucionais da ABIPESCA; Caio Vilella, Presidente do Instituto Pet Brasil; José Edson Galvão França, Presidente da ABINPET; Paulo Mustefaga, Presidente da ABRAFRIGO; e Carlos Alberto Albuquerque, Diretor de Relações Governamentais do SINDIRAÇÕES, completaram o grupo que tanto enriqueceu a cerimônia de assinatura entre ABRA e ApexBrasil.
Brazilian Renderers
Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem em parceria o projeto Brazilian Renderers, com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal — farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos — como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção — e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com.
Sobre a ABRA
A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: apexbrasil.com.br.
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094