A primeira etapa de renovação do convênio entre Agência Brasileira de Promoção de Exportações (ApexBrasil) e ABRA, para o biênio 2024-2025, foi concluído com sucesso, na quinta-feira (29). Os participantes do Brazilian Renderers definiram dez mercados prioritários e 18 mercados secundários que serão o foco da agenda do Projeto até 2025.
Mercados Prioritários:
1. Chile
2. Vietnã
3. Colômbia
4. Estados Unidos
5. China
6. Filipinas
7. Malásia
8. México
9. Indonésia
10. África do Sul
Mercados Secundários:
1. Equador
2. Rússia
3. Nigéria
4. Tailândia
5. Peru
6. Bangladesh
7. Índia
8. Argentina
9. Costa Rica
10. Honduras
11. Países Baixos (Holanda)
12. Espanha
13. República Dominicana
14. Canadá
15. Moçambique
16. Coreia do Sul
17. Japão
18. Gana
Foram ranqueados os mercados prioritários para farinhas, gorduras, hemoderivados, gelatinas e produtos de origem animal não comestíveis. A escolha destes mercados é um dos grandes marcos da renovação do convênio, pois pautará toda agenda de atividades, articulações, eventos e iniciativas das quais o Brazilian Renderers participará até 2025.
A próxima fase de renovação do convênio ocorre com a definição do planejamento estratégico do novo projeto Brazilian Renderers. Já foram realizadas entrevistas com empresas participantes do Projeto e reuniões de alinhamento com uma consultoria especializada em desenvolvimento de negócios internacionais.
Exercício de priorização de mercados apoiou tomada de decisão
A definição dos países-alvo veio por meio de um importante exercício interativo de priorização de mercados realizado durante a reunião, conduzido pelo analista de Inteligência da ApexBrasil, Pedro Piá de Andrade. Antes da escolha final, a apresentação da Agência explicou detalhadamente sobre a metodologia e passos que levariam a definição dos mercados.A aplicação do exercício de priorização iniciou com a Definição dos SH6s, que são os códigos dos NCMs utilizados para levantar informações de comércio dentro de quatro verticais – farinhas, gorduras, hemoderivados e não comestíveis. Após, o grupo passou para a Definição de Países da Long List, que apresentou a lista de 43 países pré-definidos em pesquisa feita pela ABRA com as empresas.
Em seguida, a ApexBrasil apresentou a Definição de Variáveis dos mercados, que reúnem volume e crescimento de comércio, concorrência, macroeconomia e aspectos setoriais específicos de cada uma das quatro verticais para, então, adentar a etapa de Aplicação do Modelo.
O detalhamento do método e apresentação dos dados dos países pré-selecionados foi essencial para que as empresas pudessem, com clareza, passar a última etapa do exercício: a Definição de Países Prioritários. Nesta fase, as indústrias votaram, em tempo real, por meio de um link, os dez mercados prioritários para o Projeto.
Brazilian Renderers
Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem o projeto Brazilian Renderers com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal –farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com
Sobre a ABRA
A ABRA é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: apexbrasil.com.br