Skip to main content

A convite da ABRA, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) se reuniu com indústrias associadas, na última semana (14). A apresentação do BNDES aconteceu depois de um trabalho estratégico da ABRA junto ao Ministério do Meio Ambiente, para fortalecer o reconhecimento do rendering como setor de reciclagem, e buscar todos os estímulos que ajudem no desenvolvimento desta cadeia que representa a sustentabilidade da cadeia de carne e pescados.

O evento virtual contou com a participação do presidente do Conselho Diretivo da ABRA, Pedro Bittar, além do Presidente Executivo da ABRA, Decio Coutinho, e de 29 representantes de mais de 70 indústrias associadas. Pelo BNDES, estiveram presentes o gerente Setorial, Arthur Yabe Milanez, que faz os estudos sobre os setores apoiados pelo BNDES, e o Chefe do Departamento do Complexo Agroalimentar e de Biocombustíveis, Mauro Mattoso, que comandou duas importantes apresentações.

A primeira, tratou de como funciona o BNDES, como entrar em contato com a instituição para conseguir financiamento, e seu trâmite legal. O banco mostrou os custos, a taxa de juros, com detalhes atualizados, limites, carências e todas as variações e prazos. Falou-se sobre o fluxo, as fases que passam pela análise cadastral da empresa e dos garantidores, e a apresentação do projeto da empresa.

Na segunda apresentação, Mattoso trouxe a linha de crédito mais competitiva do banco: “Fundo Clima”, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Criado em 2009, ele tem como finalidade garantir recursos para projetos ou estudos e financiamento de empreendimentos voltados para mitigação das mudanças climáticas.

O Ministério do Meio Ambiente é responsável pela gestão dos recursos não reembolsáveis, enquanto o BNDES é operador e gestor dos recursos reembolsáveis do fundo, seguindo as diretrizes de aplicação aprovadas pelo comitê gestor do fundo. Nesta modalidade, já foram disponibilizados R$ 750 milhões em financiamentos, gerando R$ 2 bilhões de reais em investimentos, com 860 operações. O Fundo conta com nove modalidades distintas, desde máquinas eficientes, energias renováveis, resíduos sólidos e até projetos inovadores. A ABRA se colocou a disposição para esclarecer dúvidas sobre toda a atuação do setor de reciclagem animal e onde pode ser encaixada dentro de cada linha de crédito.

A apresentação completa foi gravada e está disponível no site da ABRA na área reservada para os associados.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Marcelo Lara, jornalista – Consultor de Comunicação