A ABRA e indústrias associadas interessadas em exportar para as Filipinas estiveram reunidas com o secretário Eduardo Chikusa, do corpo diplomático da Embaixada do Brasil em Manila, na última semana (07). O grupo alinhou procedimentos relacionados à exportação de produtos de origem animal brasileiros ao país asiático.
O grupo identificou gargalos das empresas na comercialização com clientes locais, apesar da abertura do mercado filipino ao Brasil, em junho de 2022. Os Certificados Sanitários Internacionais (CSIs) aceitos pelas Filipinas liberaram a exportação dos produtos promovidos pelo projeto setorial Brazilian Renderers, como farinhas, gorduras, hemoderivados e palatabilizantes, de aves, equinos, bovinos e pescados.
O tema segue na pauta da ABRA.
Relacionamento com o mercado
Em uma importante aproximação com o mercado filipino, o projeto Brazilian Renderers, promovido pela ABRA (Associação Brasileira de Reciclagem Animal) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), participou, em 2022, da Livestock Philippines Expo.
A Feira Internacional de Equipamentos e Tecnologias Inovadoras para a Produção Pecuária reuniu milhares de tomadores de decisão. E o estande da ABRA e do Brazilian Renderers seguiu movimentado, levando a marca de associados e patrocinadores para o principal evento das Filipinas para a pecuária, moagem de rações e indústrias de carne.
Para além das oportunidades proporcionadas pela Feira, as empresas integrantes do Brazilian Renderers também foram além: participaram das rodadas de negócios do Business Connection Philippines, evento promovido pelo Projeto.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094