Skip to main content

Na terça-feira (15), os Conselhos Empresariais da Rússia e do Brasil, apoiados pela União Russa de Industrialistas e Empresários (RSPP), realizou evento em formato híbrido: o Fórum Empresarial Rússia-Brasil foi transmitido diretamente de Moscou, marcando a visita oficial do presidente Jair Bolsonaro à Rússia.

O evento, para o qual foram convidados representantes da comunidade empresarial, bem como personalidades da sociedade civil dos dois países, priorizou projetos de cunho estratégico e questões problemáticas atuais que trazem entraves ao desenvolvimento pleno da cooperação bilateral no campo comercial, econômico e de investimentos.

Inicialmente abordaram as principais áreas para negócios com o Brasil: agricultura, farmacêutica e tecnologias. Foram expostas informações sobre os impactos econômicos da Pandemia em 2020 e 2021, com destaque para um aumento da relação de negócios com brasileiros no último ano.

Foi discutido o aumento de produção de fertilizantes realizado pela Rússia para o Brasil em 2021 e, em relação à vigilância sanitária, espera-se que o Brasil seja o primeiro país que terá tradução oficial dos documentos que facilitarão a exportação de produtos brasileiros ao mercado russo.

Houve apresentações gerais de setores de destaque, onde foram apresentadas perspectivas otimistas pela Rússia na área de farmacêutica para o Brasil, além de um levantamento realizado das principais questões em relação aos preços, logística, e principais problemas para a entrada dos produtos no Brasil.

Ao final do Fórum, foi elaborada uma lista de propostas consolidadas de empresas russas e brasileiras. Ela será entregue aos Governos dos dois países, visando o reforço da cooperação diplomática e de comércio bilateral.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094