Sessenta e três indústrias brasileiras de reciclagem animal estão agora habilitadas a exportar proteína processada não-comestível de aves e suínos para a China. A Rússia também habilitou vinte e sete indústrias brasileiras do ramo. Sob a forma de farinhas e gorduras, os produtos são utilizados como ingredientes em ração para aves, suínos, pescados e pet food. Os insumos também podem ser aproveitados pelas indústrias de higiene e limpeza, de cosméticos e até de biodiesel.
Essa conquista inédita junto a autoridades russas e chinesas representa um importante marco para o setor de reciclagem animal brasileiro. Foi articulada pela Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), por meio do Projeto Setorial Brazilian Renderers, e também pelo Governo Federal, via Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Ministério de Relações Exteriores (MRE).
“Essa abertura de mercados é histórica e vai levar o Brasil ainda mais longe. Os esforços da ABRA e de seus associados para atender aos requisitos sanitários e ambientais da China vêm de longa data e são dignos de aplauso. Destaco também o papel do MAPA e de seu ministro Carlos Fávaro nessa articulação. São parcerias assim que fortalecem a nossa missão na Apex, que nos foi dada pelo presidente Lula e pelo nosso ministro e vice-presidente Geraldo Alckmin”, comemorou o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.
Um dos líderes mundiais do setor, o Brasil é o terceiro maior produtor de farinhas e gorduras de origem animal no mundo, atrás apenas de Estados Unidos e União Europeia. Dados da ABRA de 2021, os últimos disponíveis, mostram que a indústria de reciclagem animal do Brasil produz, por ano, 5,5 milhões de toneladas em farinhas e gorduras de origem animal, gerando 54 mil empregos diretos. Os produtos são exportados para mais de 50 países e somam US$ 183,2 milhões.
Dados do UNComtrade de 2023, os últimos disponíveis, mostram que a China importou em 2021 US$ 262,5 milhões em farinha de suínos e aves, principalmente dos EUA, Austrália, Uruguai e Argentina. De acordo com a ABRA, estima-se que nos primeiros anos de exportações brasileiras para o mercado chinês seja alcançado aproximadamente 8% do market share, com 25 mil toneladas do segmento de farinhas e gorduras de origem animal. Isso representa aproximadamente 17 milhões de dólares.
Brazilian Renderers
Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem o projeto Brazilian Renderers com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal –farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com
Sobre a ABRA
A ABRA é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: apexbrasil.com.br
Fonte: ApexBrasil