Skip to main content

O ABRA Export encerrou mais uma turma, na semana passada! Entre os dias 22 e 25 de agosto, 22 alunos de cinco estados brasileiros (SP, PR, SC, MT, RS) compartilharam o ambiente das aulas virtuais. O ABRA Export é promovido pela Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e é voltado para profissionais que lidam com rotinas de exportação no setor de reciclagem animal, consultoria e logística, além de quem busca qualificação para inserção no mercado internacional.

As palestras do ABRA Export contaram com abordagem técnica a respeito dos processos de exportação dos produtos de rendering, tais como certificação internacional e habilitações e negociações. Os participantes tiveram aulas e palestras com representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e AgriGlobal Market.

Nesta edição, os Adidos Agrícolas brasileiros, em todos os continentes, também apresentaram os trabalhos que estão sendo desenvolvidos nos diferentes mercados na defesa de interesses do setor no exterior.

 

Programação ampliou fronteiras

No dia 22 de agosto, primeiro dia de curso, durante a sessão inicial, os participantes foram recebidos com boas-vindas e uma apresentação geral do ABRA Export. Após, a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, do MAPA, detalhou os processos envolvidos na abertura de mercados do ponto de vista governamental, destacando os passos, funções, desafios e principais trabalhos da SCRI/MAPA nesse contexto.

Já no segundo dia de curso (23), a ApexBrasil entrou em foco, apresentando oportunidades de negócios na Ásia. Durante essa sessão, os participantes receberam informações sobre a estrutura do Escritório Ásia da ApexBrasil, sua atuação e os serviços oferecidos, incluindo estudos de negócios e apoio à internacionalização. Também foram discutidos os atendimentos às empresas brasileiras e a abrangência do Escritório, incluindo parcerias, setores e cases de sucesso. Outra iniciativa importante destacada foi o PEIEX AGRO (ApexBrasil), um programa de qualificação para exportação que capacita empresas, estimulando a competitividade e promovendo a cultura exportadora.

Após, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) trouxe informações sobre a atuação da SECEX na formulação de políticas públicas. Essas políticas visam estimular a competitividade das empresas brasileiras e aumentar a base exportadora, permitindo o acesso a novos mercados.

No dia 24 de agosto, foi a vez da ABRA apresentar o projeto Brazilian Renderers, realizado em parceria com a ApexBrasil, iniciativa que promove as exportações de produtos da reciclagem animal no exterior. Durante esta aula, os principais pontos do projeto, mercados prioritários e estratégias para acessar esses mercados foram discutidos em detalhes. Além disso, a AgriGlobal Market abordou a inovação no ambiente de negócios da indústria de reciclagem animal, destacando ferramentas de comércio que facilitam a realização de negócios inovadores nesse setor.

Por fim, no último dia de ABRA Export (25), ocorreu o encontro de fechamento do curso, quando foram dadas as últimas instruções sobre o trabalho final necessário para a certificação. A ABRA também apresentou palestra sobre Inteligência Comercial, enfatizando a importância dos dados estratégicos para a tomada de decisões que visam o acesso a mercados internacionais.

Esta foi a última turma do ano. Acompanhe para não perder as próximas edições: abra.ind.br/abraexport

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094