
A ABRA apresentou, na última semana (06), à Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (SCRI/MAPA) um conjunto de prioridades estratégicas voltadas à ampliação do acesso internacional dos produtos do setor. O encontro ocorreu com o secretário Luis Rua e teve como foco a abertura de novos mercados, a expansão de destinos já habilitados e a revisão de certificados sanitários.
A reunião integra a agenda contínua da ABRA junto ao MAPA para alinhar pautas do setor de reciclagem animal às políticas de comércio internacional – é este trabalho que amplia oportunidades para os associados, estreita laços institucionais e fortalece a presença brasileira nos mercados externos.
No campo da abertura de mercados, a ABRA destacou a importância do avanço das tratativas para a carne e osso bovina junto ao Vietnã e à China, dois destinos centrais na estratégia de diversificação e ganho de escala das exportações brasileiras do setor.
Em relação à ampliação de mercados já abertos, foram discutidas oportunidades na Tailândia e na Indonésia, além de demandas para Honduras, Costa Rica e Guatemala, para ajustar condições sanitárias e comerciais às realidades desses países.
Outro eixo da reunião foi a revisão de Certificados Sanitários Internacionais (CSIs). A Associação apresentou pleitos relacionados ao CSI de aves e suínos para o Chile e ao CSI de gorduras para a União Europeia.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094








