Skip to main content

Em sua quinta edição, o International Fish Congress & Fish Expo Brasil, realizado de 19 a 21 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR), se consolidou como a principal feira de aquicultura e pesca do país. A ABRA esteve presente na Feira!

De olho em oportunidades, a ABRA abriu seu estande para associados, patrocinadores, anunciantes do Vitrine ABRA e visitantes interessados em fazer negócios. O trabalho da reciclagem animal também chamou a atenção de pesquisadores, universitários e professores que conheceram de perto o rendering brasileiro.

 

Associada ABRA é destaque de sustentabilidade no IFC

A Patense, associada ABRA, recebeu o Prêmio Nécton do Pescado do IFC 2023, na categoria Sustentabilidade na Cadeia do Pescado. O reconhecimento destacou os mais de 50 anos dedicados ao recolhimento e reciclagem de resíduos industriais de frango, suínos, bovinos, peixes e outros organismos aquáticos realizados pela Patense. Representando a reciclagem animal, a empresa mostrou o potencial do rendering, destacando seu trabalho na transformação de resíduos que seriam eliminados na natureza em produtos de grande utilidade como óleos, farinhas e outros.

A distinção foi entregue durante a abertura do IFC 2023, na noite de 19 de setembro, que contou com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e da secretária nacional de Aquicultura, Tereza Nelma.

O palco do pescado

Segundo o IFC, a nova edição do evento presencial e digital contou com Congresso Internacional e reuniu mais de 40 conferencistas de 18 países, além da Feira de Negócios com mais de 100 estandes. Destaque para a parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) que dedicou a 4ª rodada do programa Exporta Mais Brasil ao setor.

Com o slogan “Das águas à mesa do consumidor: por uma cadeia competitiva, sustentável e focado no mercado global”, o IFC 2023 trouxe tecnologias inéditas e lançamentos, com expositores de toda América Latina e multinacionais presentes nos cinco continentes em uma troca de experiências única entre os principais players do mercado.

Correalizado pela Fundep e Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), o IFC Brasil 2023 teveo patrocínio do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Itaipu Binacional; Ministério da Pesca e Aquicultura; Copel (Companhia Paranaense de Energia; Fomento Paraná; BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul) e OCEPAR (Organização da Cooperativas do Paraná).

O evento foi realizado com o apoio da APEX , MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços); ABIPESCA (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados), PEIXE BR (Associação Brasileira da Piscicultura); ABCC (Associação Brasileira dos Criadores de Camarão); CAMARÃO BR (Associação Nacional da Cadeia Produtiva do Camarão); Unila (Universidade Federal da Integração) e UFPR (Universidade Federal do Paraná.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094