A ABRA participou de reunião organizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) no âmbito da Coalizão Empresarial para Facilitação de comércio e Barreiras (CFB) e GT Comércio Justo na quarta-feira (17), para discutir o processo de reestruturação do sistema Siscori, desligado em dezembro de 2021.
No encontro, foi discutido uma estratégia do grupo para solicitar o reestabelecimento da plataforma, tendo como conclusão a solicitação de uma retomada imediata do Siscori, mas com a retirada do campo “município” da base de dados que alimenta o sistema, já que seria a principal preocupação e teria ocasionado o desligamento do sistema. A Receita Federal não acatou o pedido, alegando que o campo “descrição” seria o novo motivo do desligamento do sistema. O órgão ainda indicou que a possibilidade imediata de retorno do sistema era negativa. Em razão dessas novas circunstâncias, o grupo se reuniu para decidir uma nova estratégia. A alternativa mais viável, dentre as apresentadas, foi a divisão do campo “descrição” em duas partes, uma técnica e outra adicional (com informações importantes incluídas pelo operador).
Também foi observado a necessidade de levar a discussão a outras instâncias, fora da Receita Federal, devido à dificuldade de diálogo no órgão.
A falta do sistema Siscori impacta diretamente as indústrias do setor, tendo em vista, a possibilidade que a ferramenta tem de apresentar dados detalhados sobre as importações brasileiras e é fundamental no monitoramento e identificação de operações que não estão conforme a regulação brasileira.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Lucas Silva, Estagiário de Jornalismo