
A ABRA acompanhou, nesta terça-feira (15), a reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Oleaginosas e Biodiesel (CSOB), realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
O encontro foi conduzido pelo presidente da Câmara, Daniel Furlan Amaral, e teve início com a apresentação do Programa Reverse, por Bianca Cherem (The Nature Conservancy – TNC), que destacou como a recuperação de pastagens e paisagens degradadas pode ser integrada ao cultivo de oleaginosas, promovendo benefícios ambientais e produtivos.
Na sequência, Fábio Vinhado, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), apresentou as novas diretrizes do RenovaBio e a atualização da lista de inadimplentes no programa, que incentiva a descarbonização da matriz energética.
O combate às fraudes no diesel B também esteve em pauta, com apresentação de Rodrigo Mallmann (IBRIESBIO), seguida por Vicente Pimenta (ABIOVE), que trouxe os avanços do Grupo de Trabalho de Boas Práticas de Armazenagem de Combustíveis e Biocombustíveis.
A reunião também abordou os estudos sobre oleaginosas de inverno e perenes, apresentados por Luiz Gustavo Floss (ABRASCANOLA), e os trabalhos em andamento no CoreLCA, com foco na formulação de rotas e avaliação do ciclo de vida dos biocombustíveis, apresentados por Marilia Folegatti (EMBRAPA).
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094








