A Câmara Setorial da Produção e Indústria de Pescados realizou mais uma reunião ordinária, na última semana (13). A ABRA acompanhou a sessão, presidida por Eduardo Lobo.
O grupo assistiu à apresentação do MAPA sobre a outorgas para a aquicultura, posicionando a entidade sobre os trâmites administrativos relacionados à Secretaria de Patrimônio da União. Outro ponto debatido foi a nova dinâmica dos Comitês Permanentes de Gestão (CPGs) e os Regulamentos Técnicos de Identidade e Qualidade (RTIQ) para o peixe congelado, apresentando resposta do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) sobre o acolhimento da Minuta proposta e sua utilização como subsídio para futura consulta pública
Ainda, a Câmara recebeu informações atualizadas sobre o Plano de Ação e as próximas etapas relacionadas com a reabertura do mercado europeu para o pescado brasileiro. Por fim, o grupo debateu o planejamento da campanha de divulgação da Semana do Pescado 2022, que acontecerá entre os dias 1° e 15 de setembro de 2022.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094