Entre os dias 07 e 08 de abril a ABRA promoveu o setor de reciclagem animal brasileiro em Bangladesh. A Associação integrou missão oficial do Ministério das Relações Exteriores (MRE), liderada pelo Ministro Mauro Vieira ao país.
ABRA pediu reabertura do mercado a autoridades de Bangladesh
Em Daca, a ABRA se reuniu com autoridades do Governo e empresários interessados em fazer negócios com o Brasil. O contato foi feito durante um seminário comercial, realizado pelo MRE em conjunto com a Federação das Câmaras de Comércio e Indústria de Bangladesh (FBCCI), na última semana (08).
A ABRA aproveitou a excelente oportunidade e cumpriu seu principal objetivo ao participar da Missão: falar com autoridades locais sobre a reabertura de Bangladesh para a reciclagem animal do Brasil.
A Associação relatou sobre a interrupção, por Bangladesh, do fluxo de compra de farinhas e gorduras de origem animal, em 2019. Ainda, reforçou o interesse dos associados em retomar o comércio com o país, relembrando que já esteve em Bangladesh, em 2018, para uma visita e ação comercial, na capital Daca.
Atenta a novas oportunidades com o país, a ABRA também participou de mesas setoriais para promover o contato direto entre o setor de reciclagem animal e representantes de empresas no país.
O Ministro Mauro Vieira e autoridades locais falaram na abertura do evento, reforçando a importância de aumentar a cooperação e os intercâmbios de diversos setores entre os dois países, além de destacarem o potencial de negócios, promoção comercial e oportunidades de investimento entre o Brasil e Bangladesh.
Brasil e Bangladesh estreitam relações
Essa foi a primeira visita de um chanceler brasileiro a Bangladesh. A Missão Comercial faz parte do esforço de aproximação feito pelos dois países nos últimos anos — e o diálogo econômico-comercial tem ganhado força, a exemplo das recentes visitas do vice-ministro do Comércio de Bangladesh, Tapan Ghosh, ao Brasil e a realização de missão empresarial multissetorial do Brasil a Daca, em 2023.
Segundo o MRE, o crescimento expressivo das trocas comerciais com o país asiático alcançou 2,3 bilhões de dólares em 2023. Bangladesh é um dos mercados-alvo do Brazilian Renderers, uma parceria entre a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094