A ABRA esteve em São Paulo, na última semana (02 e 03), participando da Conferência BiodieselBR 2023. Considerado o grande encontro da indústria do biodiesel no Brasil, nesta edição, o evento abraçou o desafio de traçar os próximos 20 anos do biodiesel no país.
Durante os dois dias de evento, participantes da cadeia de produção e distribuição de biodiesel discutiram temas como o papel do biodiesel na transição energética e a queda de preço das matérias-primas, passando pela disputa dos renováveis e o futuro do RenovaBio. Os debates também alcançaram questões como a qualidade do biocombustível brasileiro e as vantagens dos biocombustíveis.
Reciclagem animal: produção e demanda de gorduras de origem animal como forte elo da cadeia do biodiesel
A ABRA esteve presente, participando do segundo dia de programação do BiodieselBR (03). O Presidente Executivo da Associação, Decio Coutinho, e a representante da Rabobank, Marcela Fernandez Marini, foram os painelistas convidados do Painel 5 | A queda de preço das matérias-primas do biodiesel.
Em sua apresentação, Coutinho abordou, primeiro, a produção e demandas de gorduras de origem animal, trazendo valiosos dados sobre a produção mundial e nacional, além de preços e perspectivas.
A ABRA destacou o sebo bovino e demais mercados de gorduras animais como fontes de energia limpa e acessível, já que as indústrias de biocombustíveis (biodiesel, diesel renovável e SAF) podem usar gorduras animais fundidas de baixo grau em suas produções. O impacto para o meio ambiente é extremamente positivo, por ajudar a reduzir a demanda por terras aráveis para a produção de oleaginosas e oferecer matéria-prima com baixa pegada de CO₂ para produção de eletricidade (uso de gorduras animais diretamente como combustível).
Em seguida, o Presidente Executivo da ABRA também falou sobre biocombustíveis, englobando o biodiesel, diesel renovável e o combustível de aviação sustentável, trazendo informações sobre a produção e global de BD/RD/SAF, e de gorduras animais brasileiras.
Sobre a Conferência BiodieselBR
Desde sua primeira edição, em 2007, a Conferência BiodieselBR vem se consolidando como o maior ponto de encontro para os vários segmentos que atuam no setor de biodiesel. Das usinas aos postos, do governo à academia, dos fornecedores à sociedade civil organizada: todos os elos da corrente de produção e distribuição de biodiesel estão representados dentro do evento, que se tornou o maior da América Latina. Além de todo conteúdo informativo, a BiodieselBR traz a oportunidade de networking com pessoas que representam virtualmente todos os negócios do setor.
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094