A ABRA marcou presença em Roma durante a Conferência Global da FAO sobre Transformação Sustentável da Pecuária (#LivestockWeek), participando do 24º Encontro Anual entre a Federação Internacional da Indústria de Alimentação Animal (IFIF) e 18º Encontro Internacional sobre Regulamentações para Alimentação Animal (IFRM).  A ocasião foi um chamado à ação para transformarmos nossos sistemas de produção animal para um modo mais sustentável.

Como membro da World Renderers Organization (WRO), a ABRA integrou a delegação da entidade que reúne associações e empresas do setor de reciclagem animal em todo o mundo. A participação ocorreu durante a Semana de Transformação Sustentável da Pecuária, realizada entre 29 de setembro e 3 de outubro na sede da FAO, paralelamente a dois eventos estratégicos: Encontro Anual entre a Federação Internacional da Indústria de Alimentação Animal (1º de outubro) e Encontro Internacional sobre Regulamentações para Alimentação Animal (2 a 3 de outubro).

A presença da ABRA nesses encontros reforça o compromisso da entidade em acompanhar tendências globais, mudanças regulatórias e inovações que impactam diretamente o setor brasileiro de reciclagem animal. Participar de fóruns estratégicos como esses permite à Associação antecipar movimentos do mercado internacional e trazer aos associados informações atualizadas que fortalecem a competitividade e a sustentabilidade das indústrias nacionais para posicionamento no mercado global.

A semana foi importante para a reciclagem animal pelo reconhecimento do nosso setor como insumo estratégico da bioeconomia circular: discussões sobre circularidade validam cientificamente o papel de ingredientes de origem animal (IOA) na redução de desperdício e no fechamento de ciclos. Além disso, a meta é reduzir a dependência de milho e soja na alimentação animal – China já reduziu 4,7% e quer chegar a 12% até 2035 – e as farinhas de origem animal ganham atenção nesse espaço como alternativa e sem sazonalidade de produção. As propriedades nutricionais das farinhas também nos colocam em posição de escolha para a redução do uso de antimicrobianos das rações dos animais de produção.

 

 

Conferência Global da FAO debate transformação sustentável

A Conferência Global concentrou discussões sobre o papel do setor de alimentação animal e pecuária na transformação global rumo à sustentabilidade. O diretor-geral assistente da FAO, Dr. Thanawat Tiensin, destacou que a produção pecuária deve focar na nutrição essencial e de precisão, e nas oportunidades econômicas em escala mundial, devendo integrar soluções baseadas em ciência e construídas de forma colaborativa.

Constance Cullman, presidente da IFIF, reforçou que há mais de 20 anos as duas organizações construíram uma das parcerias público-privadas mais sólidas da cadeia agroalimentar. Entre as iniciativas conjuntas estão o Encontro Internacional sobre Regulamentações para Alimentação Animal, o Manual de Boas Práticas para a pecuária e o de Bioeconomia Circular, abrangendo um tópico sobre o setor de rendering.

 

Fórum Global aprofunda estratégias técnicas

O Fórum Global ampliou o debate com apresentações sobre o papel da indústria de alimentação animal no caminho até 2050, iniciativa estratégica da IFIF para engajar partes interessadas na proteção da segurança alimentar global. Durante o encontro do IFIF, o presidente da Sindirações, Roberto Betancourt, pontuou a necessidade de mais conexão entre a indústria de alimentação animal e o setor de rendering. A agenda de trabalho IFIF 2025/2026, tem ênfase em sustentabilidade, segurança e capacitação – temas esses que englobam o papel da reciclagem animal.

A FAO evidenciou também a iniciativa RENOFARM, sobre a redução de antimicrobianos na produção animal e compartilhou trabalhos sobre práticas de nutrição animal para que ocorra essa redução, sendo mais uma menção ao nosso setor, com o uso de farinhas de origem animal.

O fórum também revisou o progresso da Parceria de Avaliação e Desempenho Ambiental da Pecuária, incluindo o lançamento de novas diretrizes sobre serviços ecossistêmicos e bioeconomia circular, além da apresentação do Plano de Ação Global para Transformação Sustentável da Pecuária.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.