Skip to main content

Desde o dia 20 de março, a ABRA compõe a comitiva organizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) que embarcou em missão oficial para a China. Representantes de associações, cooperativas e empresas dos mais diversos segmentos do agronegócio brasileiro integram a delegação.

Mais do que defender os interesses do setor de reciclagem animal, o objetivo da ABRA durante a passagem pela China é estreitar os laços com autoridades e empresários locais para abertura deste importante mercado para os produtos do setor de reciclagem animal. O presidente Executivo da ABRA, Decio Coutinho, participa de seminários e reuniões com representantes do setor produtivo.

A delegação oficial brasileira é liderada pelo ministro Carlos Fávaro e a equipe técnica do MAPA, que trabalha nos acordos comerciais, simplificação de processos por meio da digitalização, abertura de mercados para novos produtos brasileiros junto às autoridades chinesas.

A ABRA aproveita a oportunidade e a força desta representação presencial para discutir com o setor privado as demandas de importação e exportação entre os dois países, além de divulgar a melhor imagem do setor no país.

A China é, desde 2009, o maior parceiro comercial do Brasil e uma das principais origens de investimentos em território brasileiro. Em 2022, a corrente de comércio atingiu recorde de US$ 150,5 bilhões, segundo o MAPA.

 

Foto: divulgação MAPA

Fim do embargo à carne bovina brasileira

Após reunião do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, com o ministro da Administração Geral da Aduana Chinesa (GACC), Yu Jianhua, na quinta-feira (23), em Pequim, o governo chinês levantou o embargo à carne bovina brasileira. As importações do Brasil estavam suspensas desde fevereiro após a confirmação de um caso isolado e atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina (mal da “vaca louca”), identificado em uma pequena propriedade no município de Marabá (PA).

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094
Com informações do MAPA