Skip to main content


A reciclagem animal ganhou espaço no Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária da UNESP: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) de Botucatu/SP, na última semana (05). O Gerente de Mercado Externo da ABRA, Juliano Hoffmann, esteve presente na disciplina Tópicos Especiais em Saúde Única: Contribuição do Médico Veterinário, para abordar os avanços em autocontrole e qualidade no setor de rendering brasileiro.

A disciplina foi organizada em celebração aos 30 anos do Programa de Residência em Zoonoses e Saúde Pública, criado inicialmente pela FUNDAP e, desde 2014, mantido pelo MEC/MS. O momento reuniu também ex-residentes do programa, proporcionando uma rica troca de experiências entre profissionais que contribuíram ao longo das três décadas de história do programa e os atuais alunos, reforçando a importância do Médico Veterinário na promoção de uma saúde única e integrada.

A apresentação de Hoffmann destacou o papel fundamental do setor de reciclagem animal brasileiro, que presta serviço essencial para a saúde pública e ambiental. Ele abordou como o setor processa resíduos do abate de maneira segura, transformando-os em produtos de alto valor, como farinhas e gorduras de origem animal. Altamente regulamentada e com tecnologia avançada, a indústria de rendering também promove a sustentabilidade ambiental ao tratar e reutilizar água, filtrar o ar e eliminar patógenos nos produtos finais, além de evitar o aumento de aterros sanitários, reduzindo em 30,7% a necessidade desses espaços.

Além dos aspectos ambientais e de transformação de resíduos, Juliano também ressaltou a importância dos programas de autocontrole adotados pelo setor de reciclagem animal. Esses programas asseguram a conformidade sanitária e a rastreabilidade completa dos produtos, desde a coleta da matéria-prima até a entrega final ao cliente. A indústria segue normas técnicas rigorosas e é submetida à inspeção pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), garantindo que os produtos ofereçam segurança e qualidade.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094